sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

UM PASSADO DE LEMBRANÇAS

Recentemente fui a um colégio que funcionou durante cinquenta anos em minha Cidade, mas que agora se encontra fechado e em plena ruína. Estava acompanhado por um dos filhos que viveu nos tempos áureos daquela organização que foi me apresentando a estrutura física do prédio, enquanto contava alguma histórias.

Depois de entrar em todas as salas de aulas, algumas ainda com o quadro branco contendo o registro da última aula, memo constrangio, decide tirar minha curiosidade perguntando como uma organização daquele porte pode chegar naquela situação de abandono, com o prédio em plena degradação. 

Com tristeza pude ouvir algumas histórias de um tempo glorioso, dos alunos que se tornaram figuras ilustres na região. Dos momentos marcantes dos professores extraordinários na vida dos alunos que se formaram ali. 

Me recordei daquela canção: Nenhuma Condenação Há, que em uma parte da canção nós encanta com a expressão: "Lembranças do passado vem, e querem me fazer parar, ou mesmo palavra de alguém, que não quer na gente acreditar". 

Naquele momento fechei os olhos e pude ver aquelas salas vazias, como se voltando no tempo, cheias de alunos. Tentando sentir a emoção daqueles dias. Entrei no laboratório de química e imaginei quantas crianças aprenderam lições que hoje servem para os profissionais que se tornaram hoje.

Lembranças de um passado glorioso, que não reflete aquela escola hoje. Uma estrutura que não desempenha mais a finalidade para a qual foi construída, mas que deixou marcas na vida de sua comunidade pelo papel que desempenhou.

Quanto potencial poderia aquela escola estar desenvolvendo hoje? 

Quais foram os motivos que levaram aquela estrutura a um quadro de total abandono?

Brigas, disputas e discórdias familiares?

Não apurei os detalhes de como terminou aquela história, mas tentei encontrar uma lição que pudesse me despertar para não seguir pelo mesmo caminho com aquilo que faço hoje.

Toda história tem a capacidade de nos ensinar, e como o Psicólogo Augusto Cury fala, inteligente é aquele que aprende com seus próprios erros, mas sábio é aquele que aprende com os erros dos outros

De qualquer forma, ninguém está livre de cometer erros, mas precisamos assumir nossa responsabilidade pelo que fazemos, pois, no final das contas, na grande maioria das vezes, seremos lembrados pela forma como terminamos nossa história. 

Por isso, te pergunto: o que você está deixando na lembrança daqueles que te cercam? 

Pense nisso!

Cuide bem da sua história! 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Assim que nossos editores fizerem a moderação do seu conteúdo, ele ficará visível nesse blogue.