quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

FÉ E ESPERANÇA PARA A JORNADA

Talvez nessa geração não se viveu ou se viverá um momento em que tanto se ensinou, se falou ou fomos incentivados a aprender sobre essas palavras. 

Nesse tempo em que de modo semelhante só foi visto em tempos de guerras e conflitos que levou medo, incertezas e escassez para a humanidade, nesses últimos dois anos, 2020 e 2021, tivemos nossas emoções abaladas por causa da pandemia de Coronavírus. 

Muito particularmente tenho testemunhado, em atendimentos de aconselhamento pastoral, conjugal ou familiar, bem como em consultorias a profissionais, empresários e políticos, percebo como tem sido necessário estruturar as nossas emoções e expectativas com fé no Senhor, na tentativa de construir uma expectativa esperançosa em tempos melhores.

O artigo publicado na Revista Galileu em abril de 2018 com o tema: nossas emoções influenciam a forma como vemos o mundo, apresenta um recente estudo da Universidade da Califórnia - São Francisco, constatando que nenhum de nós está livre da influência dos sentimentos na hora de tomar uma ação. 

A pesquisa realizada por cientistas do departamento de psicologia da instituição, indica que nosso estado emocional em determinados momentos da vida pode ter impacto direto na forma como enxergamos o mundo.

Em Mateus o Senhor Jesus nos faz uma recomendação,  que podemos utilizar integralmente, para nos ajudar com as expectativas no futuro dessetempo: — Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas?   Observem as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta.  Será que vocês não valem muito mais do que as aves?  Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado  ao curso da sua vida?   — E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.  Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão,  em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? Mateus 6:25‭-‬30 NAA

Do mesmo modo Paulo orientou os Filipenses a depositarem sua total confiança no Senhor. Essa lição também instrui os cidadãos de hoje para que confiem nas promessas que garantem a vida num futuro, pois o próprio Senhor é quem provê todas as coisas, desde que seja acionado: Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filipenses 4:6 NAA

Portanto, mesmo diante das incertezas desse tempo, memo com os medos e riscos da coisas que nos atingem direta ou indiretamente, a fé e esperança de que tudo se encontra sob o conhecimento de Deus, enseja termos confiança nas promessas num futuro melhor. Essa deve ser a forma que devemos encarar o futuro.

Que nossos medos e incertezas no amanhã não nos imobiliza na jornada que temos. Permanecer firmes nas promessas do Senhor é a certeza de que não sucumbiremos na fé nesse presente tempo.


FONTES

-Revista Galileu, publicada em 12/04/2018, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2018/04/nossas-emocoes-influenciam-forma-como-vemos-o-mundo-sugere-estudo.html

- Bíblia Sagrada, na versão  NAA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Assim que nossos editores fizerem a moderação do seu conteúdo, ele ficará visível nesse blogue.