sábado, 5 de março de 2022

O GRANDE RESET MUNDIAL

Confesso que durante esses dois últimos anos (2020/2021) estivemos muito envolvidos em nossos próprios cuidados pessoais, e do cuidado daqueles que amamos e cuidamos em nossa vida, alguns por ofício ou vocação,  enquanto que outros por obrigação. Para muitos, a atenção foi completamente desconectada de qualquer outro assunto que não fosse sobre a COVID19 e seus efeitos.

Foi pensando nisso, enquanto observava a guerra da Rússia e Ucrânia, que minha atenção foi despertada para uma terminologia muito utilizada , nesse tempo, por jornalistas, discutida nas redes sociais e comentada em Fórum de política e economia, que o Grande Reset (Great Reset).

Foi quando me dei conta que havia deixado alguma coisa para trás e passei a me dedicar sobre o tema, que me deixou surpreso, pelo tamanho da proposta, com proposta de ações, que visam provocar efeitos de ordem sociais, econômicas e ecológica para o futuro da humanidade.

Portanto, decidi escrever alguma coisa sobre o assunto, pois observei que é  algo que irá impactar todas as nações e organizações sociais, com o objetivo de tornar o mundo em um ambiente mais justo e igualitário, onde todos tenham acesso aos mesmos recursos.

Primeiramente fui para o Wikipedia,  comprei alguns livros e estou compartilhando minhas pesquisas, com o objetivo de provocar debates, que possam produzir conteúdos que permitam que organizações sociais, como religiosa, possa estar preparada para atender as expectativas das novas demandas que estão por surgir.

Como pastor e pesquisador, tenho utilizado a seguinte frase do Apóstolo Paulo, que tem me inspirado a me aprofundar em temas complexos e de alto significado para aquilo que faco:

"Examinem todas as coisas, retenham o que é bom. 1Tessalonicenses 5:21 NAA

Te alerto que o assunto é extenso, apesar de estar muito bem definidas suas áreas de resultados, mas sua fundamentação remonta discussões antigas que não esgotariamos apenas nesse artigo.

Minha proposta é que iniciemos com a leitura dessas pesquisas que disponibilizarei de hoje em diante, até a criação de um fórum de discussões, onde poderemos ampliar a nossa visão e nos perceber como organização religiosa nesse novo cenário, que começa a ser construido em todo o mundo.

Então, vamos lá: afinal, o que é  o Grande Reset?

The Great Reset é o nome da 50ª reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF), realizada em junho de 2020. O encontro reuniu líderes empresariais e políticos de alto nível, convocados pelo Príncipe Charles, de Gales e pelo WEF, com o tema de reconstrução da sociedade e da economia após a pandemia de COVID-19 .

O Diretor Executivo do WEF, Klaus Schwab, descreveu três componentes principais da Grande Reinicialização: o primeiro envolve a criação de condições para uma "economia das partes interessadas"; o segundo componente inclui a construção de uma maneira mais "resiliente, equitativa e sustentável" - com base em métricas ambientais, sociais e de governança (ESG) que incorporariam mais projetos de infraestrutura pública verde; o terceiro componente é "aproveitar as inovações da Quarta Revolução Industrial " para o bem público. Em seu discurso de abertura dos diálogos, a diretora do Fundo Monetário Internacional , Kristalina Georgieva , listou três aspectos-chave da resposta sustentável: crescimento verde, crescimento mais inteligente e crescimento mais justo. ]

No evento de lançamento do Great Reset, o príncipe Charles listou as principais áreas de ação, semelhantes às listadas em sua Iniciativa de Mercados Sustentáveis, introduzida em janeiro de 2020. Entre elas, o revigoramento da ciência, tecnologia e inovação, um movimento em direção ao net zero transições globais, a introdução da precificação do carbono, a reinvenção de estruturas de incentivo de longa data, o reequilíbrio dos investimentos para incluir mais (embora não todos) investimentos verdes e o incentivo a projetos de infraestrutura pública verde.

Em junho de 2020, o tema da Reunião Anual do 50º Fórum Econômico Mundial de janeiro de 2021 foi anunciado como "A Grande Reinicialização", conectando líderes globais presenciais e online em Davos, Suíça, com uma rede multissetorial em 400 cidades ao redor do mundo .A Grande Reinicialização também seria o tema principal da cúpula do FEM em Lucerna em maio de 2021, que foi adiada para 2022.

O Fórum Econômico Mundial geralmente sugere que um mundo globalizado é melhor administrado por uma coalizão auto-selecionada de corporações multinacionais , governos e organizações da sociedade civil (OSC). Ele vê períodos de instabilidade global – como a crise financeira e a pandemia do COVID-19 – como janelas de oportunidade para intensificar seus esforços programáticos. Alguns críticos, portanto, veem o Great Reset como uma continuação da estratégia do Fórum Econômico Mundial de se concentrar em tópicos ativistas conotados, como proteção ambiental empreendedorismo social para disfarçar a alegada verdadeiraobjetivos plutocráticos . 

De acordo com The New York Times , BBC News , The Guardian , Le Devoir e Radio Canada , as teorias da conspiração espalhadas por grupos de extrema direita americanos ligados a QAnon surgiram no início do fórum Great Reset e aumentaram em fervor como líderes como o presidente dos EUA Joe Biden , a primeira-ministra neozelandesa Jacinda Ardern o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau [corporaram ideias baseadas em um "reset" em seus discursos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

WIKIPEDIA. Great Reset. Disponivel em: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Great_Reset. Acesso em 7 de março de 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Assim que nossos editores fizerem a moderação do seu conteúdo, ele ficará visível nesse blogue.