Em
12/12/1944 em Monte Castelo, comandando seu pelotão, o Ten Apollo conquistou importante posição alemã, após violenta batalha. Pela bravura demonstrada
nessa ação, o Ten Apollo foi agraciado com a Medalha "Silver Star",
pelo alto comando americano. Entretanto, o Ten Apollo viria a demonstrar,
novamente, sua coragem, determinação e desprendimento quando em 24/2/1945,
conquistou La Serra, à frente de seu pelotão, atravessando extenso campo minado
e sob pesada resistência inimiga.
Ferido e em posição vulnerável, conseguiu suportar os contra-ataques dos alemães e, apesar do poder de fogo inimigo, logrou repeli-los e ainda infligir-lhes severas baixas. Por essa magnífica atuação, o Ten Apollo, já no hospital de campanha, ouviu pela rádio BBC de Londres a seguinte notícia: " O Comando Aliado na Itália resolveu louvar um Oficial da Força Expedicionária Brasileira pelos seguintes motivos: cada ação em combate é um pretexto para evidenciar suas belas qualidades de soldado e sua excelência no comando do pelotão, conduzindo a sua tropa ao objetivo com o exemplo da sua própria coragem.
Conquistou La Serra, em cujas ruínas se manteve até ser evacuado algumas horas depois de gravemente ferido,lutando ainda. Sua posição estava cercada de metralhadoras inimigas, a esquerda, à frente e a direita, seis ao todo, as mais próximas distavam cerca de 15 metros do objetivo alcançado e as mais afastadas, 80 metros.Suportou contra-ataques e esteve cercado durante quase toda a primeira noite. Fez cinco prisioneiros.
Ferido em combate às 23 horas do dia 23, só pôde ser evacuado na manhã seguinte, às 10 horas, devido ao intenso bombardeio da artilharia e morteiros a que estava sujeita a posição.
Sua audácia em marchar para o objetivo fixado, que sabia fortemente defendido, completou-se com a decisão de manter o objetivo conquistado. Mesmo ferido, contra-atacado e cercado, em momento algum pensou em retrair. Revelou bravura, firmeza e acerto de decisão, excepcional calma em presença do inimigo, exata noção dos seus deveres em combate, a par de elevado sentimento de honra militar e superior capacidade de sacrifício".
Foi condecorado com a Medalha de Campanha, Cruz de Combate de 1º classe, Medalha de Sangue do Brasil e Medalha de Guerra, do Governo Brasileiro.
Em virtude de sua destacada ação na batalha de La Serra, o Ten Apollo recebeu do Governo dos Estados Unidos a Medalha "Cruz de Serviços Notáveis", considerada uma das mais importantes condecorações americanas. O nosso homenageado o maior herói da FEB, na condição de Oficial R/2, foi um dos poucos combatentes, em todo o mundo, distinguido com tão importante condecoração.
Citação de combate - Ten Apollo Miguel Rezk, extraído do jornal "O CRUZEIRO DO SUL", Publicação da Força Expedicionária Brasileira
1o. Ten Apollo Miguel Rezk - 1o. R.I. "O seu Pel, da 6a.
Cia, do 1o. R.I. no ataque a uma colina em La Serra - Cota 958, na primeira
parte da noite, lançou-se à ação, em direção ao objetivo e, não obstante ao
pesado bombardeio de artilharia e de morteiros alemães, prosseguiu até
conquistar o objetivo. Resistiu aos contra ataques do inimigo, mesmo ferido, só
sendo evacuado na manhã do dia seguinte. Sua posição foi mantida com grande
heroísmo".
Gen Mascarenhas de Moraes - Comandante da Força Expedicionária Brasileira.
Gen Mascarenhas de Moraes - Comandante da Força Expedicionária Brasileira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário. Assim que nossos editores fizerem a moderação do seu conteúdo, ele ficará visível nesse blogue.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.