"Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"Mateus 27.46
Não são raras as reflexões que já ouvi a respeito deste texto, e muito mais os temas a que se referem, mas não quero me prender à todos, mas gostaria de falar sobre a solidão, que muito poucas vezes ouvi algum pregador dizer.
A solidão apresentada nos evangelhos que Jesus viveu na cruz foi a pior solidão que uma pessoa pode sofrer. Esta solidão é aquela em que ele não se encontra só fisicamente, mas em seu interior. Mesmo diante de tanta gente ao seu redor, é possível alguém sofrer de tamanha solidão?
acredito que esta é a pior das solidão! e o que leva alguém a viver esta solidão que consideramos extrema?
Estar ferido, sangrando, com dores, medo, angústia e tudo para odiar quem estava impondo este sofrimento ele, era o naturalmente esperado que o fizesse, mas antes escolheu amar a odiar. Mesmo diante de tudo encontrou momento para demonstrar amor, e em seu curto momento de lucidez o manifestou, ao fazer de sua mãe, mãe de seu amigo: "Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis ai o teu filho" (joão 19.26).
Que ser humano teria capacidade de demonstrar isso?
A solidão é um sentimento que querendo ou não, um dia teremos que conviver de maneira consciente, pois de maneira inconsciente todos já a vivemos um dia, quando nascemos. Nesse momento o medo tomará conta de nós, as incertezas do incerto, da escuridão, do vazio, estar no topo da montanha nos estremece, independente de crença ou fé, mas mesmo assim teremos que enfrentar.
"Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora."(João 16.12)
A pior solidão que pode ser vivida é a solidão causada pelo conhecimento. O saber que não pode ser compartilhado, por escolher que as pessoas que você ama não sofra com uma dor tão intensa antes do tempo. Por isso, escolher guardar e digerir tudo que sabia, mesmo não tendo ninguém para compartilhar ou chorar e lamentar, acredite, isso foi muito sofrimento. E tudo isso por amor.
Então encontramos que o comportamento que se espera de quem diz amar é proteger, criar ambiente seguro e proporcionar alento. Isso foi feito pelo Jesus do evangelho de João. E isso é o que se espera de quem ama: que viva sua solidão, mas nunca esqueça do seu papel: torne a vida de quem amamos uma vida segura e confortável.
A solidão é uma decisão de quem ama ou para aqueles que têm alguém para amar. Ame e saiba viver a sua solidão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário. Assim que nossos editores fizerem a moderação do seu conteúdo, ele ficará visível nesse blogue.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.