segunda-feira, 25 de março de 2024

A HISTÓRIA DA ESTRELA DE DAVI NA BANDEIRA DO ESTADO DE ISRAEL

A estrela de Davi, também conhecida como Estrela de Davi ou Escudo de Davi, foi incorporada na bandeira de Israel em 1948, quando o Estado de Israel foi estabelecido. No entanto, a estrela de Davi tem uma longa história que remonta a muitos séculos antes dessa data.

A origem da estrela de Davi está relacionada ao Rei Davi, que é considerado um dos mais importantes reis de Israel e é conhecido por sua aliança com Deus. De acordo com a tradição judaica, a estrela de Davi apareceu em seu escudo e representava a proteção divina durante as batalhas. Essa conexão entre o Rei Davi e a estrela de seis pontas começou a se desenvolver no século VII.

No entanto, o uso da estrela de Davi como símbolo judaico se tornou mais proeminente no século XIV, durante a Idade Média. O hexagrama (forma geométrica de seis pontas) passou a ser associado ao judaísmo e passou a ser usado em sinagogas, objetos religiosos e até mesmo em sepulturas judaicas.

Quando o movimento sionista começou a se fortalecer no final do século XIX e no início do século XX, a estrela de Davi tornou-se um símbolo importante para os judeus que buscavam a criação de um Estado judaico na Terra de Israel. Durante o período do Mandato Britânico na Palestina, a estrela de Davi foi usada por organizações sionistas e na representação judaica na região.

Após a independência de Israel em 1948, a bandeira do novo Estado incorporou a estrela de Davi em seu centro. O fundo branco da bandeira representa a pureza, enquanto a estrela de Davi em azul simboliza a conexão do povo judeu com a Lei Divina.

Assim, a estrela de Davi na bandeira de Israel representa a tradição judaica e a conexão do povo judeu com sua história e seu legado. É um símbolo nacional que também se tornou um símbolo reconhecido mundialmente do Estado de Israel. 

____________________ 

REFERÊNCIAS

1. The Star and the Scepter: A Diplomatic History of Israel, por Emanuel A. Winston - Este livro analisa a história do Estado de Israel desde a sua fundação e fornece informações sobre a escolha da estrela de Davi como símbolo nacional.

2. The Flag of Israel: The Emblem of Jewish Identity and Sovereignty, por David Wolffsohn - Esta obra explora a origem da bandeira de Israel, incluindo a incorporação da estrela de Davi como símbolo judaico.

3. Israel: A History, por Martin Gilbert - O livro do historiador Martin Gilbert apresenta uma visão completa da história de Israel, incluindo informações sobre a bandeira e os símbolos nacionais.

4. The Jewish People's Rights to Israel, por Salomon Benzimra - Este livro examina a questão dos direitos históricos e legais do povo judeu em relação a Israel, incluindo o uso da estrela de Davi na bandeira nacional.

Além dessas fontes, é possível consultar artigos acadêmicos, documentos históricos, vídeos de palestras, entre outros recursos, para obter informações sobre a estrela de Davi na bandeira de Israel. É importante garantir que as fontes sejam confiáveis e baseadas em pesquisas sólidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Assim que nossos editores fizerem a moderação do seu conteúdo, ele ficará visível nesse blogue.