quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O DESAFIO DE SE TORNAR DISCÍPULO DE JESUS


Tenho me perguntado muito nos últimos dias: porque mesmo com tantas bíblias distribuídas, pregadores e igrejas diversas pregando a Palavra de Deus com todos os recursos disponíveis, não têm sido suficientes para mudar o mundo? Será algo que está naquele que recebe o ensino do Senhor ou o problema está naquele que ensina as verdades bíblica?
São tantas mortes, tantos latrocínios, tantos filhos morrendo em lugar de suas mães, tanta violência contra a mulher, contra a criança, contra o idoso, contra o crente, contra o macumbeiro, contra o católico, contra o Ser Humano!!!
Por que, mesmo ouvindo o ensino da Palavra de Deus, homens e mulheres não moldam o seu comportamento para uma postura mais compatível com as relações humanas?
Tenho que me apegar à Palavra para tentar dar uma resposta plausível a esses questionamentos, pois nela (na Palavra) teremos vida!
Olhando para o que Jesus fazia, Ele pregava no Templo, ensinava nas casas, nas ruas, nos campos, nos montes, enfim, em todos os lugares que tinha oportunidade. Entretanto, mesmo alcançando todo tipo de gente de status intelectual, social e religioso não conseguiu modificar o pensamento de todos. Se considerarmos que aqueles que foram contrários aos seus ensinos se uniram em extirpar a Sua vida da humanidade.
Ou seja, mesmo tendo pessoas que ouviram o seu Sermão do monte, ouviram a Parábola do Bom Samaritano, do Filho Pródigo, das Dez Virgens. Viram e participaram das curas do cego de Jericó, das ressurreições de Lázaro e do filho da viúva de Naim, todos foram testemunhas oculares desses fatos e histórias, muitos não foram impactados por sua pregação.
Podemos dizer que a sua mensagem impactou a minoria das pessoas do seu tempo.
Outra coisa nós também temos que concordar: Aqueles que Ele conseguiu ensinar, passaram por um processo de transformação pessoal capaz de ultrapassar a si mesmos, multiplicando essa mudança na vida de outros, que foram aumentando e alcançando cada vez mais adeptos de Sua doutrina transformadora.
Esse é o fenômeno do Discipulado!
Professores transmitem o conhecimento!
Mestres ensinam o que os transformou!
Discípulos vivem o que aprenderam do seu Mestre e ensinam a partir de si!
Precisamos propagar o ensino da Palavra de Deus a partir do que ela foi capaz de fazer em nós. Da transformação que nos causou. Da mudança que fez em minha vida.
Somente dessa forma seremos discípulos idênticos aos de Jesus, que mesmo diante de tantas coisas contrárias: perseguição, mortes e retaliações, conseguiram romper as barreiras do tempo, de gerações e geográficas e se expandiram e chegaram até nós.
Ser discípulo igual a Jesus é seguir em frente, não escolhendo onde iremos lançar a semente, pois a semente lançada cai e lugares muitas vezes que não temos condições de acompanhar sua evolução, por isso, nunca devemos perder a esperança de que o Ser Humano é suficiente para receber toda a graça do Senhor.
Que você seja um discípulo disciplinado, confiante e obediente, mas que além de tudo, multiplique a partir de si, o que o Senhor lhe proporcionou de transformação.
Enfim, pessoas transformadas geram pessoas transformadas que se multiplicam até a volta do nosso Mestre, mesmo que sua mensagem não transforme todos que recebem suas lições. Esse é o desafio para o Discípulo de Jesus hoje. Não podemos ser meros transmissores de mudança. Temos que ser a própria mudança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Assim que nossos editores fizerem a moderação do seu conteúdo, ele ficará visível nesse blogue.